Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Camara De Jaciara Realiza Reuniao Itinerante No Jardim Clementina

• Notícias


Publicado: 07/07/2018

Câmara de Jaciara realiza reunião itinerante no Jardim Clementina

A vereadora comentou sobre a revolta da população com os políticos e pediu pra que todos participassem fazendo suas solicitações.


Foto: (Assessoria)

O Legislativo Jaciarense realizou nesta quinta-feira, 28 de junho, no bairro Jardim Clementina e demais bairros vizinhos, mas uma reunião itinerante, prevista em projeto de lei aprovado pelo Legislativo. Na oportunidade, foram ouvidas reivindicações de representantes da comunidade.

Realizada no salão do senhor Nascimento, a presença popular foi maciça, contando com os que se preocupam em saber dos representantes da Casa de Leis de Jaciara, juntamente com a presença de secretário municipal do DAE, Jair Pessoa, o que pode ser reivindicado ou feito para melhorar o bairro.

Sobre a presidência da vereadora Edilaine que convocou a sessão no bairro, a Presidenta convidou para fazer à leitura do texto bíblico a jovem Nanda, moradora do bairro. Esta agradeceu a todos que estão presente e ao seu Nascimento por ceder o espaço. Em seguida, a vereadora Edilaine convidou para compor a mesa os senhores: Jair Pessoa – Diretor do DAE, o ex-vereador Jozias Almeida, o seu Lindomar - presidente do Jardim Clementina. A vereadora comentou sobre a revolta da população com os políticos e pediu pra que todos participassem fazendo suas solicitações.Passando a palavra ao seu Lindomar, presidente do Jardim Clementina, que falou do contentamento em ver a presença dos moradores, pois tem que ter maior atenção por parte dos políticos. Cobrou dos vereadores quanto ao asfalto, onde já aconteceu uma reunião na casa do Elizeu a alguns meses e até então nada foi feito.  Solicitou iluminação pública, que também está em descaso, limpeza para o bairro, que seria até avisado aos moradores o dia de recolher. Cobrou o Posto de saúde que seria construído no bairro, mas que foi transferido a construção para outro bairro, sendo um desrespeito com os moradores. Tem ainda o campo de futebol que precisa de manutenção, é preciso uma praça com academia ao ar livre e espaço tem para isso.

Já Romero da Silva lembrou que na reunião feita na casa do Elizeu, foram feitas promessas e nenhuma foi cumprida. Disse que em outras gestões era difícil a poeira, mas nessa gestão está pior, reclamou quanto ao lixão que continua do mesmo jeito e pediu aos vereadores para olhar com carinho para essa questão. Reclamou dos moradores que também jogam lixo lá, pediu a colaboração. Comentou de uma visita que recebeu de alguns vereadores e disse que infelizmente o Jardim Clementina está esquecido mesmo. Disse que está cansado de promessas.

O morador conhecido por Ceará e vice presidente do bairro disse que essa manifestação de hoje sirva pra que aconteçam outras e assim cobre as melhorias para o bairro. Agradeceu aos vereadores que estavam presente para ouvir as solicitações.  Disse que no próximo ano os cargos de presidente e vice presidente do bairro estará à disposição se alguém não estiver satisfeito com os atuais.

A moradora Aparecida Torres disse que mora na Rua Salgado Filho e quer saber se terá pavimentação asfáltica na sua rua, pois, estão morrendo com a poeira. Cobrou quanto ao lixão que tem causado situações desagradáveis quando chega uma visita na sua casa.

Já para o Jeferson Alexandre o Jardim Clementina e no Leblon falta tudo, asfalto, iluminação pública, água.  Questionou o porquê do esquecimento do asfalto para esses bairros, só tem promessas de todas as gestões! Todos já estão cansados, desabafou.

Para Elizeu Mendonça, que agradeceu aos vereadores a oportunidade da realização da sessão itinerante, disse que nesse mandato não tiveram nenhum beneficio do atual prefeito. Depois dessa sessão, os moradores vão se reunir entre eles para ver o que continuar fazendo. Disse que vários bairros têm asfalto e que aquele é esquecido. Pediu aos vereadores que olhem para esses moradores que são carentes.

Laíssa Oliveira agradeceu a presença de todos e reforçou quanto à necessidade dos moradores se unir, para tornarem-se mais forte. Disse que mora em Jaciara há dois anos, e que ano passado saiu de casa em casa para pegar assinatura em um abaixo assinado dos moradores para ver se resolvia a situação do bairro. Citou a situação da poeira que torna a vida de todos mais difícil. Comentou sobre a falta da água, que às vezes não tem nem pra preparar o alimento. Sobre o lixo, pediu aos moradores que colaborem e não jogassem o lixo no bairro, pois, não adianta este ser recolhido se os moradores não colaboram. Disse que quer chegar à próxima eleição e dizer que foram atendidos com o asfalto do bairro, e não receber mais promessas. Se for preciso recolher a assinatura da cidade toda para que recebam asfalto no bairro, ela irá fazê-lo.

Para Maria do Carmo que reclamou que falta tudo no bairro, os mosquitos estão tomando conta, que nem tem mais o carro que passava veneno que em outros mandatos tinha e hoje nem isso tem mais. Reclamou de um vizinho que não podas as árvores e isso tem trazido prejuízos. Sobre o asfalto disse que conversou com o prefeito e o cobrou pessoalmente. Disse que se todos se juntarem vão conseguir ver muitas coisas realizadas.

Para encerrar Iraceildes Divina pediu providencias quanto à água, e solicitou o conserto de uma lâmpada que está queimada na sua rua. Disse que estão esquecidos mesmos, que tem dias que às seis da manhã já não têm água, e quando tem alguma coisa no centro de eventos, aqui no bairro também tem água. Reclamou que o carro de som não passou na rua avisando da sessão. Disse que o vereador Charles esteve na sua casa e disse que teria asfalto até dezembro e até agora nada. Pediu que o ônibus circular viesse até este bairro também.

A presidenta passou a palavra para o Secretário Jair Pessoa para que pudesse falar aos moradores. Disse que estendeu o convite a todos os secretários e elogiou o Jair que está sempre presente.  Jair Pessoa disse que se todos começarem a cobrar, os resultados serão bem melhores. Sobre a água, disse que esta é uma questão bem antiga, que assumiu o departamento que estava com muitas dificuldades, mas já foi amenizada a situação da água e que as pessoas que não tem reservatório terão mesmo essa dificuldade, mas que estão trabalhando para melhorar a situação de todos, que esse é um compromisso que o prefeito fez e está trabalhando para isso.

Comentou sobre o parcelamento de energia que foi feito em 2016, e que o dinheiro vai direto para a conta da Energisa. Disse que sabe da dificuldade no bairro e da cidade toda também, que espera que logo possa estar melhorando a questão da iluminação. Uma moradora cobrou quanto à colocação de uma lâmpada em sua rua. Jair disse que é direito da comunidade cobrar, que está fazendo parte da gestão, mas tem cobrado também. Comentou sobre o trabalho da primeira dama para a instalação de caixas d’água para pessoas carentes. Explicou que quando a camionete sai pra trabalhar, já está com a escala dos serviços determinados.  Quanto à caixa d’água disse que está funcionando, e que estão fazendo mais dois reservatórios para atender aos moradores. Outro morador reclamou que antes tinha saúde, e que hoje quando chega à secretaria de saúde a atendente falta bater nas pessoas. Jair agradeceu a todos e se colocou à disposição.

 

 

A VOZ DO LEGISLATIVO EM AÇÃO

 

 

VEREADOR CHARLES

Charles Fernando Jorge de Souza (PSDB), o vereador pediu desculpas pelo atraso, convidou a todos para participar também das sessões. Disse que as cobranças são as mesmas em todos os bairros. Comentou sobre o asfalto que deveria ter acontecido no bairro, no entanto, foi alterado para outro bairro, pela administração passada. Uma moradora disse que então tinha que ter falado antes nas reuniões, quando o prefeito veio fazer promessas. O vereador Charles explicou que administração vem tentando resolver as situações, e que tem vontade de concluir esses asfaltos. Disse que administração passada ficou um ano e meio sem pagar energia e que hoje não tem dinheiro para tudo. 

VEREADOR SERGIO

Sérgio Lúcio da Silva (MDB), o vereador disse que estava aqui para ouvir os moradores, pediu desculpa pelo atraso, pois estava em Cuiabá resolvendo uma situação de alguns acampados aos fundos da Gazin, que agora serão retirados por determinação da justiça. Segundo ele todas as cobranças dos moradores estão sendo anotada por mim e que estará levando para o prefeito em busca de solução.

 

VEREADOR SINVAL

O vereador Sinval Chicarino Caires(PSDB), comentou sobre outras sessões itinerantes que participou e parabenizou à população que se fez presente, que valeu a pena hoje com tantos moradores. Disse que anotou as cobranças dos moradores, e que estará levando para o prefeito e secretário de governo, pois todos os bairros são importantes e que aos poucos as coisas estarão acontecendo. Disse que está a pouco tempo na câmara, mas está à disposição de todos, assim como os demais vereadores. 

 

VEREADOR TONINHO

Antonio Zanin Marçal (SD), o vereador comentou que estava aqui para ouvir aos moradores e levar as solicitações para o executivo, que o cidadão tem direito de cobrar sim, pois pagam as taxas, mas que existem dificuldades.  Disse ainda sobre a situação da prefeitura quanto à energia. Comentou sobre as cobranças que recebeu quanto à poeira e disse que fez indicação solicitando que a prefeitura enviasse o caminhão para molhar as ruas. “As dificuldades existem, mas tem que se encontrar um meio de resolver, exclamou. Disse que tem cobrado quanto a melhorias nos outros bairros também. Comentou sobre famílias que estão acampadas embaixo de lonas. “Moradoras reclamaram de promessas de antigos prefeitos e também do atual que não são realizadas”, definiu.

 

VEREADOR VANDERLEI

Vanderlei de Oliveira (PSB), o vereador, disse que “se estivesse acontecendo qualquer outro serviço no bairro a comunidade não estaria tão insatisfeita. Limpeza do bairro não aconteceu, a população está revoltada com razão e os secretários nem participam das sessões, com exceção do Jair Pessoa que sempre está presente”, explicou. Pediu a todos os vereadores que se juntem para dar uma resposta para a população. Disse que seria bom que o prefeito estivesse ali para dar as respostas para a comunidade. Sabe que estão em dívida com essa comunidade e que vão cobrar ainda mais.

 

VEREADOR TUNICÃO

Rodrigo Francisco (PSB), o vereador convidou a todos para participar das sessões, estando ali como representando da população. Disse que queria falar sobre os doze anos; e lembrou que o prefeito Abdo falou de fazer auditoria e até agora não o fez. Para o vereador, a maioria dos secretários fez parte da gestão passada estão na atual. Para ele o prefeito tem que vir até a população. Comentou quando o prefeito esteve na casa de uma moradora e prometeu que resolveria a questão da água e ainda nada. “A água é essencial dentro de uma casa, que não pode faltar”, desabafou. Disse que tem que ser mudada essa forma de promessa de campanha, que tem que ser tudo registrado em cartório. Respondeu ao questionamento de uma moradora dizendo que brigou para que água de Jaciara não fosse vendida, com a realização de uma audiência pública. Disse que o prefeito Abdo também era vereador. Comentou sobre emendas recebidas de deputados.

 

VEREADOR NEY

Sidney de Souza Soares (PMDB), o vereador disse que gosta mais de ouvir, para que assim, possa fazer suas cobranças através de indicações. “O papel do vereador é cobrar através de documentos, baseados em fatos como esse de hoje”, disse ele. Quanto à reunião na casa do Elizeu, lembrou que câmara fez cobrança, cumprindo o seu papel. O vereador sabe da dificuldade enfrentada pelo presidente do bairro. “Todas as solicitações que tem recebido têm procurado atender, tenho cobrado asfalto e também as outras solicitações dos moradores do bairro”, explicou. Parabenizou ao secretário Jair por estar presente nas sessões e comentou que gostaria que o secretário de saúde estivesse presente, secretário de obras, entre outros para responder diretamente à população. Disse que não é demagogo e tudo o que foi cobrado aqui pela comunidade, estará sendo transmitido aos órgãos competentes.

 

VEREADOR CLOVES

Para Cloves Pereira (PR), parabenizou a presença de todos nessa reunião que tem sido muito produtiva, pois os moradores estavam fazendo suas cobranças. E que essas sessões estão sendo feitas para ouvir e atender a população. Parabenizou aos moradores que fizeram suas reivindicações, pois assim, estará sendo buscadas soluções para os problemas. Comentou que juntamente com os vereadores e moradores estarão fazendo indicação para o prefeito quanto às cobranças realizadas nesta sessão. Lembrou a todos os moradores que escolham bem os seus representantes nas próximas eleições. Disse que a população tem o direito de cobrar, pois, estão muito insatisfeitos. Parabenizou a iniciativa da vereadora Edilaine pela realização da sessão. E pela reclamação de uma moradora que reclamou do mau atendimento por parte de funcionários no hospital municipal e quanto à falta de remédios na secretaria de saúde, se colocou a disposição e colocou a Câmara a disposição e agradeceu a participação de todos.

 

 

VEREADORA TUCA

Edilaine Aparecida Martins da Costa (PSB), a vereadora disse que é moradora do bairro Planalto e também sobre com a falta de água e com a poeira. Falou que tem reivindicado quanto esta questão e que vai cobrar até que se resolva. Comentou de projeto votado na Câmara para que se resolva esse problema. Comentou sobre programa desenvolvido para beneficiar a população. E que foi colocado esse projeto para que tudo seja aplicado para resolver o problema da água. Disse que tem cobrado em todas as sessões, para atender as reivindicações da população.  Agradeceu ao presidente Cloves pela realização das sessões itinerantes e comentou sobre as demais que já aconteceram em outra época. Explicou que a população muitas vezes não conhece as atribuições dos vereadores, que os vereadores têm feito cobranças para mostrar que tem coisas que não estão dando certo, e através das indicações ao executivo estará sendo atendida a reivindicação da população. Comentou sobre a mudança da construção do PSF, e que assim como outros colegas vereadores, também é contra. Disse que é importante se fazer cobrança pra mostrar o que está errado. A vereadora disse que se for convidada para ir até a casa para estar atendendo a comunidade e está sempre à disposição.

VEREADOR TIAGO PEREIRA

Tiago Pereira dos Santos (PT), vereador não esteve presente na sessão Itinerante, por motivos particular.

 

VEREADOR MAZINHO

Leomar Rodrigues de Souza (PR), vereador não esteve presente na sessão Itinerante, por motivos particular.


Fonte: Ascom/CMJ

Galeria de Fotos

Créditos: Assessoria
Clique na Imagem para Ampliar!

Últimas Notícias
ACOMPANHE AS SESSÕES AO VIVO em Áudio e Vídeo pelo site ou através da Rádio Xavantes - Toda Terça às 19h00.

Política de Privacidade      Política de Cookies

2024 © Câmara Municipal de Jaciara - MT