Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Camara De Jaciara Realiza Palestra Sobre Setembro Amarelo

Publicado: 14/09/2019

Câmara de Jaciara realiza palestra sobre Setembro Amarelo

Foto: Alunos do IFMT de Jaciara e da Escola Antônio Ferreira Sobrinho participam de palestra na casa legislativa (Aiezer F. Silv)

A Câmara de Vereadores de Jaciara promoveu uma palestra sobre Setembro Amarelo – Mês de prevenção ao suicídio. O evento foi realizado, no Auditório Félix Pereira de Almeida Junior, na última quinta-feira 12, e contou com a participação de 150 alunos da Escola Estadual Plena “Antônio Ferreira Sobrinho” e do IFMT/Centro de Referência de Jaciara.

A iniciativa da palestra foi do vereador e presidente do legislativo, Vanderlei Silva de Oliveira e contou com o apoio dos demais vereadores da Casa de Leis. O objetivo é de chamar a atenção sobre os casos de suicídio que vem ocorrendo.

“Muitas pessoas estão pedindo socorro e nós temos que perceber esse sofrimento, pra poder ajudar. Isso já é um caso de saúde pública, e pensando em dar nossa parcela de colaboração, realizamos as palestras com a Psicóloga Fernanda Diniz e o psicólogo Magno Rafael, ambos de Jaciara”, disse Vanderlei.

O vereador ressaltou também que existem doenças e situações que podem levar a pessoa a cometer o suicídio, como a depressão, esquizofrenia, o uso de drogas, o bullying e até mesmo, uma decepção amorosa.

Para o palestrante Rafael Magno (Psicólogo), essa é uma forma de conscientizar e chamar a atenção da sociedade.

“A gente percebe que a sociedade tem dúvida sobre o assunto, e alguns acham que é frescura, ou, que a pessoa está querendo chamar a atenção, mas não é bem assim. Muitas pessoas estão sofrendo, precisando de ajuda e orientar é uma ação de grande valia”, afirmou Magno.

Já a psicóloga Fernanda Diniz, ressaltou que “por mais que seja um assunto pesado, nós precisamos falar sobre o suicídio, entender as causas do sofrimento, para poder auxiliar e buscar tratamento. Em muitos casos, um abraço ou uma palavra amiga, podem salvar vidas.”

O professor e mestre Leandro Carbo elogiou a iniciativa do legislativo e agradeceu o convite encaminhado ao IFMT/Centro de referência de Jaciara.

“É importante falar sobre este assunto e mostrar que ele pode ser prevenido. Só temos que elogiar a iniciativa da Câmara de Jaciara em promover essa palestra aos nossos alunos. Só temos que agradecer o convite feito a nossa instituição”.

A professora da Escola Plena “Antônio Ferreira Sobrinho”, que estava acompanhando as turmas, Marcilene França, disse que a orientação através de palestras, é uma forma de prevenção e valorização da vida.

“Precisamos quebrar esse tabu e palestras como essas vem mostrar aos nossos jovens que a melhor forma é falar sobre o assunto. Não podemos nos calar diante disso” afirma Marcilene.

Além do presidente Vanderlei estava presente os vereadores Cloves Pereira, Edilaine Martins, Tiago Pereira, Charles Fernando, e os professores Rudiberto Mari (Escola Antônio Ferreira Sobrinho), Tiago Toledo e Joir Proença (IFMT/CRJ).

Agradecimento

A Câmara de Jaciara agradece as secretárias, Luciana Cristina (Assistência Social), Sueli Cristina (Saúde), Ana Paula (Educação) por disponibilizar os profissionais da área da saúde para ministrar as palestras, vereadores e funcionários do legislativo.

Colaboradores

Colaboram com a palestra os comércios: Relojoaria Vale Jóias, Shopping das Novidades, Perfumaria Bambina, Lúcia Cabeleireira, Flamboyan, TV Cidade e Drogaria Econômica em São Pedro da Cipa.

Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo foi criado em 2015, pelo CVV, com o objetivo conscientizar e prevenir o suicídio. A escolha do mês,é devido ao Dia Internacional de Prevenção ao Suicídio, 10 de setembro.

Segundo dados do Centro de Valorização da Vida (CVV), em todo o mundo, uma pessoa morre vítima de suicídio a cada 45 segundos. No Brasil, é um óbito a cada 45 minutos.

Veja as fotos acessando: https://www.camarajaciara.mt.gov.br/galerias/0/21/PALESTRA-SETEMBRO-AMARELO/