Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Camara De Jaciara Instala Energia Solar E Preve Economia De R 24 Mil Por Ano

Publicado: 08/06/2020

Câmara de Jaciara instala energia solar e prevê economia de R$ 24 mil por ano

Energia 100% limpa, sustentável e com 100% de eficiência, além da redução na conta de energia e possibilidade de créditos na conta de luz da Câmara.

Foto: A Central Geradora Fotovoltaica é uma iniciativa de sustentabilidade e um exemplo de inovação e cuidado com o meio ambiente além de gerar economia aos cofres públicos. (Ferreira Junior)

A Câmara de Vereadores de Jaciara já está usufruindo do Sistema Gerador Fotovoltaico para captação de energia solar no prédio. O investimento avaliado no valor de R$145 mil, através do processo licitatório (pregão Nº. 004/2019), saiu por R$109.900, mil. Uma economia na compra no valor de R$35.100 mil

De acordo com o presidente vereador Vanderlei Silva de Oliveira, o investimento irá proporcionar uma grande economia de para o município por ano.

"Se fizermos um cálculo, sem imaginar as variáveis de temporalidades que podem ocorrer, é isso irá acontecer teremos uma economia de R$ 24 mil.  Se gasta, hoje, em média 2.00 mil por mês com energia, são 53 meses para cobrir o custo, ou seja, pouco menos de 4 anos e 5 meses", explica Vanderlei.

Dessa forma, Vanderlei complementa e justifica a economia. "São 68 placas que têm garantia de 25 anos. Se retirarmos o custo e as placas mantiverem a eficiência ao longo da garantia, teremos ainda mais economia aos cofres públicos", pondera o presidente.

A ação realizada pela Mesa Diretora do 2º Biênio, para a implantação do sistema, atendeu a um pedido da Mesa Diretora do 1º Biênio que tinha como presidente o vereador Cloves Pereira. Os equipamentos montados no prédio da Câmara de Jaciara têm uma potência de pico entorno de (kWp) do projeto: 25,20.

Principais vantagens da energia solar

- Custo benefício. Os únicos gastos são a instalação e a manutenção, que é menos frequente em comparação às outras fontes de energia

- A energia solar possui um baixo impacto ambiental

- Necessita de pouco espaço para instalação, se tornando acessível a qualquer construção