Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Camara De Jaciara Promove Sessao E Aborda Tema Em Alusao A Agosto Lilas

Publicado: 18/08/2022

Câmara de Jaciara promove Sessão e aborda tema em alusão à Agosto Lilás

Foto: (Ferreira Junior)

A cada dois minutos uma mulher é agredida no Brasil. Nesta pandemia muitas mulheres ficaram mais tempo com o agressor, sofrendo todos os tipos de violência. Nunca foi tão necessário aumentar a possibilidade de atendimento e segurança à cidadã brasileira. Para chamar a atenção da sociedade, em agosto o tema é discutido com mais intensidade. É o agosto Lilás.

Na última terça-feira (16), em sessão ordinária o tema Agosto Lilás (Campanha de enfrentamento à violência contra a mulher foi abordado na Câmara Municipal de Jaciara em Tribuna Livre.

No uso da fala a sargento PM Franciele Bentak, membro da Patrulha Maria da Penha de Jaciara, além de abordar o tema, fez um breve relato dos trabalhos realizados pela equipe da Patrulha Maria da Penha que é composta também pela 2º Ten. PM Alice e 2º Sgtº. Matheus

De acordo com Franciele normalmente, quando a mulher chega ao solicita atendimento ela já foi vítima de todos os tipos de violência, por isso é preciso que sejam facilitadas todas as estratégias de proteção à mulher.

“A mulher vítima de violência está fragilizada, precisa de um ambiente adequado e acolhedor, o que não é possível numa delegacia que atende a todos os tipos de crimes, atender esta mulher em meio a denúncias de tráfico de drogas, embriaguez ao volante não é o correto”, explicou a PM Franciele.

O presidente da Câmara Municipal de Jaciara, Cloves Pereira da Silva considerou esta uma oportunidade única par levarmos informações as pessoas. “Essa é uma discussão importante no Brasil e no mundo e o que esta Casa de Leis quer é fomentar a Campanha. Nós precisamos nos envolver nesta luta, possibilitar o atendimento adequado à mulher e diminuir os registros de casos de mulheres que são violentadas e até assassinadas”, disse Cloves

De acordo com as informações a mulher pode ser vítima de cinco tipos de violência. Veja abaixo:

Psicológica– quando a mulher é apontada como indigna de ser mãe, de ser amada, de ser valiosa;

Moral– quando a mulher é diminuída, xingada, tem a intimidade exposta a terceiros;

Patrimonial– quando bens pessoais, documentos e objetos são destruídos;

Sexual– além do abuso sexual, quando o homem desenvolve práticas como impedir a mulher de tomar anticoncepcional, sugere o aborto ou a geração de um filho que a mulher não quer;

Física– quando as ações do homem têm como objetivo machucar, ferir, normalmente em partes escondidas do corpo.

SESÃO ORDINÁRIA

Durante a sessão também foram lidas 09 indicações; sendo:

05 (cinco) do vereador Leônidas de Lima Leitão;

02 (duas) do vereador Jesualdo Moraes da Silva;

01 (hum) do vereador José Luiz Galindo, e

01 (hum) da vereadora Simone Freire Araújo.

02 (dois) vereador Leônidas de Lima Leitão

ORDEM DO DIA

- Discussão e votação do Projeto de Lei nº:44/22 do Executivo: (Dispõe sobre alteração da Lei nº:1456/12, alteradas pelas Leis nº:1424/13 e 1712/

- Discussão e votação do Projeto de Lei nº:26/22 do Legislativo: (Dá ao Complexo E Esportivo do Bairro Zé Araçá a denominação de “Fábio Martins Pereira”).