Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Escola Completa 60 Anos E E Homenageada Com Mocao De Aplausos

• Notícias


Publicado: 01/04/2019

Escola completa 60 anos e é homenageada com Moção de Aplausos


Foto: Escola São Francisco é homenageada pela Câmara com uma Moção de Aplausos apresentada pelo vereador Tiago Pereira (no detalhe) (Divulgação/Reprodução)

A Escola Estadual São Francisco completa nesse dia 1° 60 anos de fundação. E em reconhecimento a essas seis décadas de relevantes serviços prestados à Jaciara, ajudando a formar os cidadãos e cidadãs que constrói a história da cidade, a Câmara de Vereadores aprovou, por unanimidade, uma Moção de Aplausos ao educandário. A proposição foi de autoria do vereador Tiago Pereira.

“Essa moção é o mínimo que podemos fazer, em nome da sociedade jaciarense, para expressar nossa gratidão pela grandiosidade e importância dos trabalhos prestados pela Escola São Francisco ao longo desses 60 anos de existência”, disse o parlamentar.

A Escola São Francisco foi fundada com 1959 com a chegada das irmãs Maria Ossemer e Carolina Stringarino, que pertenciam a Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas. Elas começaram a dar aulas em uma pequena sala improvisada na própria residência em que moravam.

Em 1960 Dom Vunibaldo Talleur, que à época era o bispo responsável pela então Prelazia de Rondonópolis (que em 1986 passou a ser diocese), mandou construir um pequeno prédio, que ficou conhecido como “Escola das Irmãs”, para que um número maior de alunos pudesse ser atendido.

Em 1963 foram colocados os alicerces do atual colégio. Além do incansável trabalho das irmãs, frei Raimundo também foi uma pessoa importante nessa época, pois após a missa da manhã ele trabalhava na obra como mestre, pedreiro e carpinteiro. Nesse mesmo ano a escola passou a ser denominada de São Francisco.

O ano de 2005 foi um marco para a escola, pois ela foi premiada nas Olímpiadas de Matemática e ganhou um laboratório dei informática. Nessa mesma época foi iniciada a elaboração de uma proposta pedagógica mais atualizada e com maior clareza em relação à filosofia das irmãs.

Entre 2015 e 2018 foi concluído o projeto de climatização da escola, todo custeado pelas irmãs, colocados os condicionadores de ar, enviados pelo governo do Estado, e instalado o sistema de monitoramento com câmeras, aumentando a segurança no estabelecimento.

Desde 2014 a Escola São Francisco tem como diretora a irmã Lucelene Maria de Vasconcelos. Atualmente o educandário conta com 765 matriculados e um corpo de colaboradores formado por 65 profissionais.


Fonte: Ascom/CMJ


Últimas Notícias
ACOMPANHE AS SESSÕES AO VIVO em Áudio e Vídeo pelo site ou através da Rádio Xavantes - Toda Terça às 19h00.

Política de Privacidade      Política de Cookies

2024 © Câmara Municipal de Jaciara - MT