Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Camara Cria Programa Por Dentro Do Legislativo

Publicado: 11/04/2019

Câmara cria programa Por Dentro do Legislativo

Foto: Mesa Diretora inicia uma série de ações para aproximar ainda mais o Legislativo da comunidade (Ascom/CMJ)

A Câmara de Jaciara aprovou na sessão ordinária de terça-feira (9) um projeto de resolução de autoria de sua Mesa Diretora que cria o programa “Por Dentro do Legislativo”. A iniciativa tem como objetivo oportunizar aos alunos das 11 escolas de Jaciara (cinco estaduais, quatro municipais e duas particulares) um maior conhecimento sobre a atuação dos vereadores e os trabalhos desenvolvidos pela Casa de Leis como um todo.

O 1° secretário da Câmara, vereador Cloves Pereira, explicou que durante 11 sextas-feiras o Legislativo estará recebendo 20 alunos que serão recepcionados por um parlamentar e um servidor da Casa, que mostrarão aos visitantes todos os setores do parlamento municipal e explicarão, de forma didática, o que faz cada um e quais são as funções e responsabilidades dos vereadores.

Cloves disse ainda que a Câmara estará produzindo uma cartilha explicativa sobre o papel do vereador e o trabalho da Câmara.  De acordo com o parlamentar, durante as visitas os estudantes poderão apresentar uma reivindicação ao parlamentar que os recepcionará. O pedido poderá ser levado ao plenário em forma de indicação, requerimento ou projeto de lei.

O vereador Tiago Pereira, 1° vice-presidente do Legislativo, acrescentou que o projeto prevê que cada escola promova, dentre os alunos que visitaram o Legislativo, um concurso interno de redação com o tema “A Câmara de Vereadores e Você”. Cada estabelecimento escolherá a melhor redação e a encaminhará ao parlamento, onde uma comissão selecionará uma dentre as 11.

Os autores das 11 redações escolhidas pelas escolas receberão um certificado e o autor do texto selecionado pela Câmara receberá também uma Moção de Aplausos assinada por todos os vereadores. As entregas serão feitas em uma sessão ordinária do Legislativo.

O presidente do Legislativo, vereador Vanderlei de Oliveira, informou que o cronograma das visitas será discutido em reunião a ser agenda com os diretores das escolas. O parlamentar destacou que o projeto faz parte de um conjunto de ações que a Câmara desenvolverá ao longo do ano para não só aproximar ainda mais o parlamento da sociedade, como também para explicar, de forma simples e objetiva, o verdadeiro papel do vereador na construção de nossa cidade.