COMPOSIÇÃO, DATA E HORÁRIO DAS REUNIÕES E FUNÇÕES DAS COMISSÕES PERMANENTES 2024
Nos dias de feriados e ponto facultativo as reuniões sofreram mudanças de dia, será um dia posterior ao feriado.
As reuniões acontecem na Câmara Municipal de Jaciara – Rua Juruce – 1301 – Centro - Jaciara-MT
COMISSÃO DE ADMINISTRAÇÃO PUBLICA, POLÍTICA URBANA, MEIO AMBIENTE E TURISMO
REUNIÕES: TODA SEGUNDA-FEIRA ÀS 15h.
Presidente: JESUALDO MORAES DA SILVA
Vice-Presidente: ADNAN ALLI AHMAD
Secretário: CHARLES FERNANDO JORGE DE SOUZA
Suplente: CLÓVES PEREIRA DASILVA
a) opinar sobre todas as proposições e matérias relativas à:
1) cadastro territorial do Município, planos gerais e parciais de urbanização ou reurbanização, zoneamento, uso e ocupação do solo;
2) obras e serviços públicos, seu uso e gozo, venda, hipoteca, permuta, outorga de concessão administrativa ou direito real de uso e bens imóveis de propriedade do Município;
3) serviços de utilidade pública, sejam ou não de concessão municipal, planos habitacionais elaborados ou executados pelo Município, diretamente ou por intermédio de autarquias ou entidades paraestatais;
4) criação, organização ou supressão de distritos, divisão do território do Município em áreas administrativas;
5) plano Diretor, denominação de próprios, vias e logradouros públicos;
6) transportes coletivos ou individuais, fretes e cargas, vias urbanas e estradas municipais e respectiva sinalização, bem como os meios de comunicação;
7) controle de poluição ambiental em todos os seus aspectos, proteção da vida humana e preservação dos recursos naturais;
B) examinar a título informativo, os serviços públicos de concessão estadual ou federal que interessem ao Município.
8) criação, estruturação e atribuição da administração direta e indireta e das empresas onde o Município tenha participação;
9) normas gerais de licitação, em todas as suas modalidades, contratação de produtos obras e serviços da administração direta e indireta;
10) pessoal fixo e variável da Prefeitura e da Câmara Municipal, bem como a política de recursos humanos;
11) serviços públicos realizados ou prestados pelo Município, diretamente ou por intermédio de autarquias ou órgãos paraestatais, excluídos os de assistência médico-hospitalar, de pronto socorro e de postos de saúde
12) disciplina das atividades econômicas desenvolvidas no Município;
13) economia urbana e rural, desenvolvimentos técnico e científico aplicado à indústria e ao comércio;
14) turismo e defesa do consumidor, bem como abastecimento de produtos.
COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO
REUNIÕES: TODA SEGUNDA-FEIRA ÀS 14h
Secretário: JESUALDO MORAES DA SILVA
Suplente: SIMONE FREIRE ARAÚJO RODRIGUES
a) manifestar-se quanto ao aspecto constitucional, legal e regimental e quanto aspecto gramatical e lógico, de todas as proposições que tramitarem pela Câmara, ressalvadas as leis orçamentárias, os pareceres do Tribunal de Contas, os Requerimentos e Indicações.
b) desincumbir-se de outras atribuições que lhe confere este Regimento;
c) elaborar Projetos de Leis fixando e reajustando subsídios do Prefeito, Vice-Prefeito, Vereadores, Presidente da Câmara, Secretários Municipais e todos os demais agentes políticos existentes no Município.
COMISSÃO DE SAÚDE, EDUCAÇÃO, CULTURA, PROMOÇÃO SOCIAL, TRABALHO E ESPORTES
REUNIÕES: TODA SEGUNDA-FEIRA ÀS 16h00.
Presidente: ZILMAR BARBOSA MEDEIROS
Vice-Presidente: JOSÉ LUIS RIBEIRO GALINDO
Secretário: ADNAN ALLI AHMAD
Suplente: JESUALDO MORAES DA SILVA
a) opinar sobre as proposições e matérias relativas à:
1) sistema único de saúde - SUS - e securidade social;
2) assistência e previdência social dos servidores municipais;
3) vigilância sanitária, epidemiológica e nutricional;
4) segurança do trabalho e saúde do trabalhador;
5) programas de proteção ao idoso, à mulher, à criança, ao adolescente e à portadores de deficiência;
6) planos e programas de higiene, alimentação e erradicação de endemias e doenças contagiosas;
7) sistema municipal de ensino;
8) concessão de bolsas de estudos com finalidade de assistência à pesquisa tecnológica e cientifica para o aperfeiçoamento do ensino;
9) programas de merenda escolar;
10) preservação da memória da cidade no plano estético, paisagístico, de seu patrimônio histórico, cultural, artística e arquitetônico;
11) concessão de títulos honoríficos, outorga de honrarias, prêmios ou homenagens a pessoas que, reconhecidamente, tenham prestados serviços ao Município;
12) serviços, equipamentos e programas culturais, educacionais, cívicos, esportivos, recreativos e de lazer voltados à comunidade;
13) programas, eventos e demais coisas relativas ao esporte amador.
b) receber, analisar e avaliar as reclamações, consultas e denuncias relativas as questões de discriminação racial ou de atendimento em centros ou unidades de saúde.
COMISSÃO DE ORÇAMENTO, FINANÇAS E CONTABILIDADE
REUNIÕES: TODA SEGUNDA-FEIRA ÀS 14h30.
Presidente: IVANEIS TAMANHO LOPES DE ASSUNÇÃO
Vice-Presidente: JESUALDO MORAES DA SILVA
Secretário: ZILMAR BARBOSA MEDEIROS
Suplente:
Da Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade:
a) examinar e emitir parecer sobre Projetos de Lei relativos ao plano plurianual, às diretrizes orçamentárias, ao orçamento anual e aos créditos adicionais, além das contas apresentadas anualmente pelo Prefeito;
b) examinar e emitir parecer sobre os planos e programas municipais e setoriais previstos na Lei Orgânica do Município, exercer o acompanhamento e a fiscalização orçamentária, inclusive através de vistorias “in-loco” junto ao setor de contabilidade da Prefeitura, sobre o desenvolvimento dos planos e programas administrativos anotados na Lei de Diretrizes Orçamentária, no Orçamento Anual e no Plano Plurianual;
c) receber as emendas à proposta orçamentária anual do Município, emitir parecer e a redação final sobre a mesma;
d) opinar sobre proposições referentes a matéria tributária, abertura de créditos, empréstimos públicos, divida pública e outras que direta ou indiretamente alterem a despesa ou a receita do Município e acarretem responsabilidade para o Erário Municipal, bem como opinar sobre a obtenção de empréstimos particulares.
e) elaborar Projetos de Leis fixando subsídios do Prefeito, Vice-Prefeito, Vereadores, Presidente da Câmara, Secretários Municipais e demais agentes políticos existentes no Município.
COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS
REUNIÕES: TODA SEGUNDA-FEIRA ÀS 15h30.
Presidente: JESUALDO MORAES DA SILVA
Vice-Presidente: ADNAN ALLI AHMAD
Secretário: JOSÉ LUIZ RIBEIRO GALINDO
Suplente: ZILMAR BARBOSA MEDEIROS
a) opinar sobre assuntos relacionados ao cumprimento da Declaração Universal dos Direitos Humanos;
b) efetuar denúncias de violação aos direitos humanos;
c) programar e realizar palestras, conferências e debates sobre temas relacionados com a defesa e os direitos humanos;
d) providenciar trabalhos técnicos referente aos direitos humanos, através de abordagem de temas concernente as matérias que lhe competem;
e) efetuar o acompanhamento e a investigação no território do Município de Jaciara, de qualquer tipo de lesão dos direitos humanos, individual ou coletivo;
f) receber denuncias relativo aos direitos humanos, reconhecendo como fontes delas os meios de comunicação social, os movimentos populares organizados e as feitas formalmente por qualquer pessoa capaz. (Redação dada pela Resolução nº 42/2023).
DATA E HORÁRIO DAS REUNIÕES DAS COMISSÕES PERMANENTES DE 2024
Nos dias de feriados e ponto facultativo as reuniões sofreram mudanças de dia, será um dia posterior ao feriado.
As reuniões acontecem na Câmara Municipal de Jaciara – Rua Juruce – 1301 – Centro
COMISSÃO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, POLÍTICA URBANA, MEIO AMBIENTE E TURISMO
REUNIÕES: TODA SEGUNDA-FEIRA ÀS 15h.
COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO
REUNIÕES: TODA SEGUNDA-FEIRA ÀS 14h
COMISSÃO DE SAÚDE, EDUCAÇÃO, CULTURA, PROMOÇÃO SOCIAL, TRABALHO E ESPORTES
REUNIÕES: TODA SEGUNDA-FEIRA ÀS 16h00.
COMISSÃO DE ORÇAMENTO, FINANÇAS E CONTABILIDADE
REUNIÕES: TODA SEGUNDA-FEIRA ÀS 14h30.
COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS
REUNIÕES: TODA SEGUNDA-FEIRA ÀS 15h30.